A maioria dos sucos de fruta não contém fruta!

Quando questionados, quase todos os consumidores afirmam que confiam nas descrições das embalagens ao adquirir um produto. Mais do que isso: muitos pais, querendo proporcionar hábitos de alimentação mais saudáveis aos seus filhos e preocupados com a saúde, passaram a optar pelos sucos,  visando diminuir o consumo de açúcar das crianças. 

Uma recente pesquisa descobriu que é bem provável que esses pais possam ter sido enganados pelas empresas produtoras dessas bebidas. As táticas de marketing desses produtos são as mais variadas e enganosas possíveis – algumas até trazem na embalagem a foto da fruta, induzindo os pais a acreditarem que estão fazendo a escolha mais saudável. 

Não existem pesquisas que comprovem o prejuízo que os adoçantes podem causar para as crianças a longo prazo mas, no caso dos adultos, é comprovado que o resultado não é positivo para a saúde.

Por isso fique atento aos detalhes e não se deixe enganar!

 

Quais técnicas de marketing utilizadas nas embalagens podem conter informações enganosas?

A publicidade sempre explora a questão visual, por isso o investimento maior é feito em anúncios de revistas e televisão. Destes, muitos se utilizam da imagem da fruta para compor o apelo visual – e essa técnica seria válida se o produto fosse, de fato feito, produzido com a fruta – mas muitos não são. 

Uma pesquisa descobriu que  85% das bebidas exibem fotos de frutas nas embalagens, mas apenas 35% realmente têm a fruta na composição. Os produtos mais açucarados procuram exibir informações que remetem à saúde, como “fonte de vitamina C”, “100% vitamina C”. Essas informações dão a sensação de que o consumidor está adquirindo um produto saudável, e a maioria dos pais não busca outras informações adicionais sobre a composição das bebidas. 

As estratégias de marketing não focam apenas nas embalagens, mas também se direcionam ao público infantil. De acordo com as pesquisas, crianças (2 a 12 anos) assistem em média 4 vezes mais estes anúncios que os adultos, pois ficam mais tempo expostas à televisão, vídeos na internet e celulares.

 

O que é utilizado para adoçar o suco de fruta industrializado?

Mesmo os produtos que possuem especificações no rótulo podem enganar o consumidor quando se trata da quantidade de açúcar que estes contém. Isso ocorre porque os fabricantes utilizam adoçantes artificiais em suas fórmulas, aumentando a dose total de açúcares que a bebida possui. 

É muito difícil precisar a quantidade de adoçante utilizada na produção dos sucos de fruta, pois não é exigido pela FDA (órgão americano equivalente à Vigilância Sanitária) que o fabricante especifique a quantidade exata de adoçantes na composição dos alimentos e bebidas. Existe também a aprovação da FDA para o uso de certos adoçantes artificiais, mas não existe ainda um estudo sobre o impacto do consumo, a longo prazo, desses adoçantes na saúde das crianças.

 

Quais prejuízos os adoçantes podem trazer à saúde?

Deve-se tomar muito cuidado com a ingestão de adoçantes artificiais a longo prazo, pois eles podem oferecer grandes riscos à saúde, aumentando o risco de diversas doenças. Nesse sentido, alguns pesquisadores afirmam que o consumo dos adoçantes, quando feito sem supervisão dos produtos utilizados, pode contribuir para doenças hepáticas, obesidade infantil (associada a diabete tipo2), hipertensão, disfunções no metabolismo, obesidade abdominal, resistência à insulina, aumentar a possibilidade de desenvolver a diabetes (por alteração dos microrganismos intestinais), bem como de distúrbios psicossociais. 

Além disso, os adoçantes estimulam o apetite, aumentam a vontade de comer carboidrato e favorecem o acúmulo de gordura, tendo como consequência o aumento do peso. Para as crianças, é especialmente importante que até os 5 anos de idade se evite a ingestão de bebidas com açúcar ou adoçantes artificiais. 

 

Como escolher uma bebida mais saudável?

A bebida mais recomendada seria a água filtrada, que pode ser saborizada com umas gotinhas de limão, laranja, lima etc., sem adição de açúcar. Uma outra opção é esmagar a fruta (como por exemplo, morango ou mirtilo), congelar e adicionar no copo de água quando for tomar. 

A água de coco também é uma bebida natural, levemente adocicada, hidratante e refrescante; porém, é importante lembrar que ela tem frutose e, por isso, deve ser consumida com moderação. Se optar pelas industrializadas, não se esqueça de ler os rótulos para detectar adições de açúcar ou adoçantes artificiais. 

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o assunto e pode ficar atento para escolher um suco de frutas que tenha fruta mesmo!

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.