Árvores ao redor de fábricas poderiam absorver 27% da poluição do ar

A natureza é o maior presente do qual podemos usufruir no nosso planeta, sendo as árvores imprescindíveis para a manutenção da vida na Terra. Contudo, o progresso em seu ritmo acelerado, com a instalação de indústrias, fábricas, usinas de energia, estradas, entre outros, acaba por não dar a devida atenção ao meio ambiente – estudos sugerem que, se não é possível preservar a vegetação que existe em sua totalidade, é extremamente necessário que sejam substituídos os recursos naturais como os prados, os matagais e as florestas consumidos pelo homem moderno.

 

Danos que a poluição do ar causa à saúde

Muitas pessoas não sabem, mas a poluição do ar é uma das grandes causas de morte no mundo. Somente em 2015, a contaminação do ar causou 9 milhões de mortes –  o equivalente a 16% do total de mortes no mundo. Esse percentual é 3 vezes maior que as mortes em decorrência da AIDS, malária e tuberculose. Representa quinze vezes o número de mortes em guerras e decorrentes de outros tipos de violência. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) verificou que 93% das crianças estão vivendo em áreas de poluição com o índice altamente elevado. Alguns países, como exemplo a Índia, já lidam com uma situação tão crítica na qualidade do ar a ponto de que seus habitantes sejam aconselhados a não saírem de casa ou usarem máscaras. Embora as indústrias tenham uma boa parcela de responsabilidade nesse problema, na Rússia, China, EUA e Europa, a agricultura, com uso de fertilizantes a base de nitrogênio, são os principais responsáveis pela poluição do ar.

 

Restaurar a natureza pode reduzir a poluição

Pesquisadores da Ohio State University afirmam que restaurar as áreas naturais podem reduzir a poluição em 27%. O principal autor do estudo afirma que é essencial que se respeite a natureza, e há formas de encontrar soluções economicamente viáveis, que podem ser colocadas em prática, só dependendo da conscientização e boa vontade do homem. Preservar a vegetação existente e restaurar aquela que estava em áreas utilizadas pelas indústrias reduz os poluentes comuns como o dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e materiais particulados.

 

Plantar árvores pode salvar a terra

Se plantássemos 1,2 trilhões de árvores, salvaríamos o nosso planeta. A Organização das Nações Unidas aderiu à campanha, e já foram plantadas 13,6 bilhões de árvores até então.  Além de plantar, é preciso proteger as 170 bilhões de árvores que correm o risco de serem destruídas e que são fundamentais para proteger a biodiversidade. Atualmente, várias comunidades pelo mundo estão engajadas na “Campanha Trilhões de Árvores” para que isto se torne possível. 

 

A inteligência das árvores

Estudo comprovam que a vida vegetal tem a possibilidade de desfazer vários danos causados pelo homem. Pesquisadores afirmam que as árvores possuem uma rede subterrânea com um elaborado método de comunicação entre elas. Existe um elemento responsável por essa “rede”: um fungo que se chama Micorriza, que mantêm a floresta viva e saudável. Por esse motivo, as árvores são reconhecidas como seres que possuem inteligência, aprendizado, tomada de decisão e memória. 

 

Todos podem ajudar

Todos podem e devem ajudar. Mesmo que você more num apartamento, você pode comprar uma muda e doar para alguém que tenha onde plantar. A campanha sugere que cada um plante 150 árvores no decorrer da sua vida. No entanto, não se apegue aos objetivos, se você plantar 1, 2, 4, ou 6, já dará sua contribuição, afinal, cada árvore plantada faz uma enorme diferença.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.