Esse tubérculo extremamente versátil, presente em diversas receitas e que pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do mundo, além de bastante acessível financeiramente, é mais um grande aliado para a saúde.
Consumida crua (forma na qual mantém melhor preservadas suas propriedades e nutrientes), cozida, assada ou em forma de suco natural, a cenoura traz consigo diversos benefícios à saúde, devido à sua riqueza de vitamina A, beta-caroteno, cálcio, fosfato, magnésio, potássio e ácido fólico. Assim, consumir cenouras com frequência garante benefícios à visão, proteção contra radiação ultravioleta, diminuição do risco de obesidade infantil, aumento da fertilidade masculina, aumento da expectativa de vida e efeito antioxidante.
O cálcio, o fósforo e o magnésio das cenouras ajudam a construir ossos fortes e um sistema nervoso saudável. O consumo de cálcio, especialmente, é fundamental para manter saudáveis os músculos do coração. O fósforo é essencial para suavizar a pele e fortalecer os dentes, cabelos e ossos, enquanto o magnésio tem relevante papel no desenvolvimento mental, digestão de gorduras e absorção de nutrientes.
Se cultivadas de forma natural, num pomar ou jardim, tornam-se ainda mais benéficas devido à ausência de pesticidas ou agrotóxicos. Grandes amigas de sua saúde, de plantio e manutenção simples, são boas candidatas para ocupar aquele espacinho no quintal de casa e deixar sua horta mais rica e seu corpo sadio.