Você sabia que o gengibre é uma das plantas cultivadas a mais tempo pelo Homem e que é fonte de vitaminas e minerais sem grande contra indicação? O gengibre é capaz de aliviar náuseas; melhorar a saúde do estômago; potencializar o sistema imunológico e até aliviar cólicas menstruais! Leia mais sobre a história e modo de consumo desse super alimento abaixo:
O Zingiber officinale, também conhecido como Gengibre ou até de mangarataia no norte do Brasil, é uma planta de folhas verde-escura que pode atingir mais de um metro de altura. Muitas pessoas porém nem reconhecem o gengibre dessa forma já que a parte cultivada como especiaria é apenas o seu caule subterrâneo.
Acredita-se que essa planta tenha suas origens no povo Indiano e Chinês e que suas propriedades já sejam conhecidas por lá a mais de 5000 anos. A medicina ayurvédica e a fitoterapia chinesa utiliza o gengibre no tratamento de problemas no sistema digestivo. O mundo ocidental começou a ter contato com essa especiaria graças ao império romano. Na época era considerada um artigo de luxo e só se popularizou com o trabalho de comerciantes árabes no século XIV.
O modo mais fácil de consumir o gengibre e aproveitar suas propriedades medicinais é fazendo seu próprio chá. Certifique-se da origem do gengibre utilizado para evitar a ingestão desnecessária de pesticidas. Para uma dose você precisará apenas de 5 centímetros da especiaria. Uma vez descascado e fatiado, basta colocá-lo em água fervente por 10 minutos. Você pode utilizar um pouco de mel para modificar o paladar.
Agora que você já sabe da história e benefícios desse super alimento, poderá contar com mais essa ferramenta para a manutenção de uma vida saudável! Aproveite a pausa do chá no dia a dia para relaxar e ter alguns minutos de introspecção. O Instituto Ortomolecular apoia essa ideia!