Como desenvolver uma flora intestinal mais saudável?

Saiba que manter a saúde e o bom funcionamento da flora intestinal garante a prevenção de doenças e promove melhorias para todo o corpo.

Segundo Hipócrates, médico e filósofo grego considerado o “pai da Medicina”, toda doença começa no intestino. Mesmo que essa afirmação pareça absurda e tenha sido feita há séculos, cada vez mais a ciência moderna comprova que tal conceito  se mostra verossímil e que o intestino é, como afirmou Hipócrates, a chave para a cura e prevenção de muitas doenças. Por isso, atualmente, cientistas e médicos de todo o mundo reconhecem o intestino como sendo o “segundo cérebro” do ser humano, ou seja, depois do órgão principal do sistema nervoso central, é o intestino o responsável pelo funcionamento de todo o organismo.

Por consequência, percebe-se que para que possamos desfrutar de uma saúde plena nos aspectos físicos e emocionais faz-se necessário que tenhamos uma boa saúde intestinal. Para isso, estudos mostram que realizar mudanças de hábitos, principalmente alimentares, é fundamental para que sua flora intestinal se mantenha equilibrada e saudável – ela é a grande responsável por manter a saúde física, mental e emocional do ser humano em equilíbrio.

Mas, afinal, o que é a flora intestinal? A flora intestinal, ou microbiota intestinal, nada mais é do que um conjunto de  microorganismos, principalmente as bactérias “boas”, que habitam o nosso intestino. Esses microorganismos atuam regulando e auxiliando no processo de absorção de nutrientes e em diversas funções que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. Essa microbiota intestinal é estabelecida logo após o nascimento e sofre diversas modificações ao longo do crescimento do indivíduo por fatores internos como a genética, ou externos, como a alimentação.

Autoridades da saúde defendem que trabalhar para manter a saúde e a harmonia da flora intestinal é um investimento de vida a longo prazo, pois garantir o bom funcionamento do intestino evita o surgimento de inúmeras doenças cardíacas e também colabora na prevenção do câncer. Essas mesmas autoridades são unânimes ao afirmar que a saúde do intestino está diretamente associada aos hábitos alimentares da pessoa: para que se possa desenvolver uma flora intestinal mais saudável, é necessário corrigir e adotar alguns hábitos específicos na alimentação, hábitos muitas vezes simples mas que podem fazer muita diferença para sua saúde.

O consumo de fibras é fundamental para a flora intestinal

Pesquisas revelam que uma das melhores formas de se garantir uma flora intestinal mais saudável é possuindo uma dieta alimentar rica em fibras. Ingerir cerca de 0,05g/cal de fibras ao longo do dia nas refeições é o ideal para garantir um bom crescimento bacteriano da microbiota e prevenir alguns tipos de inflamações do organismo que são extremamente prejudiciais para a saúde. As fibras em geral ajudam a regular a velocidade da digestão, desacelerando-a, e a provocar sensação de saciedade que colabora para o auxílio do emagrecimento corporal. Os alimentos que possuem esse macronutriente são: frutas, verduras e legumes, como exemplo de alimentos ricos em fibras temos a aveia, o arroz integral, a couve e a farinha de maracujá.

A importância dos alimentos fermentados e dos probióticos

Os alimentos fermentados são grandes aliados para a manutenção da saúde da flora intestinal além de serem alimentos acessíveis e baratos para serem adquiridos. O ideal é que se faça o consumo de alimentos pré-fermentados para que exista maior eficácia, como laticínios fermentados, porém, existem alguns alimentos que podem ser fermentados em casa e que também são muito benéficos para a saúde, como iogurtes caseiros. Esses alimentos são muito benéficos pois já possuem uma cultura inicial de bactérias para o intestino que ao serem consumidos irão restabelecer rapidamente a flora intestinal.

Além dos alimentos fermentados outros muito importantes são os probióticos. Os probióticos podem ser encontrados na forma alimentas ou em forma de suplementação alimentar e, assim como os alimentos fermentados, são uma fonte que possui bactérias intestinais prontas para serem ingeridas e armazenadas diretamente no intestino para restabelecer de forma rápida a flora intestinal. A maioria dos alimentos fermentados são probióticos, mas a suplementação por meio de comprimidos e cápsulas é mais eficiente do que o consumo em natura dos alimentos. Estudos clínicos mostram que o consumo de probióticos para a restauração da flora intestinal é muito benéfico ao tratamento de pessoas com síndromes inflamatórias agudas como a encefalomielite.

Para garantir a saúde da flora intestinal é necessário vitamina D

Outro fator de extrema importância para a saúde do intestino é a vitamina D. Estudos recentes descobriram que os níveis de vitamina D no organismo são responsáveis por fazer a manutenção da flora intestinal. Se os níveis dessa vitamina estiverem normais o corpo possuirá uma flora intestinal saudável, já se os níveis estiverem baixos a microbiota é diretamente afetada e reduzida. Por isso, para garantir uma flora intestinal saudável e também para prevenir surgimento de cânceres, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares infecções e até depressão, faz-se necessário ter bons níveis de vitamina D no organismo. A vitamina D é naturalmente adquirida pelo corpo durante a exposição da pele com raios solares e também pode ser consumida em forma de cápsulas de vitamina D.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.