Como melhorar a qualidade do ar de seu lar?

Segundo a organização mundial da saúde, 92% da população respira ar poluído e aproximadamente 7 milhões de mortes são atribuídas à má qualidade do ar todo ano. Esse é um problema recorrente em grandes centros urbanos, onde um período de pouca chuva já pode acarretar no acúmulo de partículas pesadas no ar e elevar os casos de pessoas com problemas respiratórios.

Em exemplos mais graves, cidades asiáticas já tiveram até problemas no funcionamento de aeroportos por conta da baixa qualidade do ar. Um artigo do New York Times em 2007 constatou que: “A degradação ambiental é agora tão severa, com repercussões domésticas e internacionais tão graves, que a poluição apresenta-se não só como um peso de longo prazo para população chinesa como também um grande desafio político para o governo chinês.”

Por conta desse cenário, diversas cidades asiáticas são hoje palco das mais avançadas iniciativas de controle de poluição e políticas ambientais e podem ser a direção certa que devemos olhar no futuro. Além de cortes na emissão de poluentes impostos pelo governo, diversos municípios estão testando suas próprias soluções para cortar as impurezas que já estão no ar. Os projetos variam desde torres de 7 metros de altura com proposta de filtrar o ar de parques até torres de 100 metros de altura supostamente capazes de sugar as impurezas do ar em uma escala municipal.

O futuro parece promissor, cheio de carros elétricos e filtros colossais… mas o que eu posso fazer até lá? Nós separamos algumas dicas importantes para você fazer a sua parte e manter a qualidade do ar de seu lar. Maior parte delas são simples hábitos que podem ser adotados desde já:

– Abra as janelas. Essa pode parecer a mais óbvia das dicas mas 15 minutos de casa ventilada por dia é o primeiro e essencial passo para manter saudável o ar de seu lar.

– Tire os sapatos. Evitar usar os sapatos da rua dentro de casa é uma forma simples de prevenir a entrada de poeira e poluição ao espaço interno.

– Traga as plantas para dentro. Além de dar um toque de leveza ao ambiente, as plantas auxiliam na captura do CO2 e renovação do O2 por meio da fotossíntese.

– Limpe o filtro do seu ar condicionado. Talvez você não faça ideia, mas o interior do seu equipamento de ar condicionado é ambiente favorável à proliferação de bactérias. Tome cuidado com o acúmulo de condensação de água e sujeira mantendo um cronograma de limpeza e manutenção em dia.

– Sempre bom reforçar: Nunca fume dentro de casa. Você estará contribuindo aproximadamente com 200 compostos químicos cancerígenos ao ambiente!

E para os leitores que queiram investir na saúde de seu ar, aqui vão algumas dicas de equipamentos simples:

– Controle a quantidade de água no ar com desumidificadores. Banheiros e armários são locais propícios para o uso desse equipamento.

– Priorize o uso de purificadores de ar com ação ultra violeta. Esse espectro de luz se aplicado da forma correta é capaz de neutralizar algumas bactérias e tipos de mofo.

– Utilize aspiradores de pó com filtro “HEPA”. O saco de pó desses equipamentos possuem um tecido mais denso, prendendo partículas menores.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.