Como tratar queimaduras de sol naturalmente

O ser humano precisa de exposição ao sol para sintetizar a vitamina D e regular seus hormônios do sono, entretanto a simples exposição de pernas ou braços de 10 a 15 minutos por dia já supre toda nossa necessidade biológica. Ultrapassar esse tempo sem a proteção necessária pode desencadear uma reação de defesa do nosso organismo, que combate o processo inflamatório causados pelo dano dos raios UV. Essa resposta é o que conhecemos como insolação.

Em alguns desses casos é necessário o uso de medicamentos para combate dos sintomas, mas em situações mais simples produtos caseiros podem te ajudar a passar por esse processo de recuperação. Alertamos que antes do uso de qualquer um desses produtos é necessário prevenir-se de reações alérgicas. Dito isso, vamos às indicações!

 

  • Batata: A batata possui componentes que auxiliam a recuperação da pele inflamada. Para utilizá-la, corte-a em pedaços ainda crua e esfregue delicadamente nas queimaduras.

 

  • Aloe Vera: Quando cortada a planta libera um gel que auxilia a pele no geral.

 

  • Mel: Esse alimento, quando de boa procedência, pode auxiliar a recuperação da pele e alívio dos sintomas da insolação.

 

  • Vinagre: Segundo pesquisas científicas, o vinagre dissolvido em grandes quantidades de água pode auxiliar na redução da dor e inflamação. Pode ser usado durante o banho.

 

  • Óleo de Coentro: Este óleo pode reduzir as chances de obter uma insolação se aplicado gentilmente na área afetada.

 

  • Chá Verde: O chá verde elimina o desconforto causado pelas queimaduras. Dilua em água fresca e faça compressas para melhorar a pele.

 

  • Pepino: É indicado para auxiliar na recuperação da pele. Pode ser transformado em pasta para facilitar a aplicação.

 

Agora que você já sabe quais produtos podem te ajudar, vamos indicar como voltar a tomar sol de forma segura. Para aproveitar o veraneio precisamos nos precaver com as seguintes medidas:

 

  1. Aumente a proteção em camadas de pele mais frágeis, como no rosto.
  2. Quando possível evitar exposição prolongada ao sol.
  3. Utilize sempre protetor solar ou alternativa de proteção natural.
  4. Mantenha-se hidratado para evitar ressecamento de pele.

 

A prevenção ainda é o melhor remédio, já que são frequentes os casos de câncer de pele derivados da falta de cuidados simples e informação. Implementando esses hábitos é possível desfrutar mais da luz solar sem chances de quaisquer complicações.

Entretanto, a consulta por um profissional de saúde é indispensável em várias situações, especialmente de maior gravidade. A opção por produtos naturais é cada vez mais frequente e possui diversos benefícios, desde ser mais acessível até auxiliar a cura de forma mais rápida e sem medicações!

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.