Cromoterapia

A influência das cores que nos são bombardeadas no dia a dia é pauta de diversos pesquisadores e até inspiraram áreas completas de estudo, como em comportamento do consumidor e até cinema. A cromoterapia portanto propõe o estudo da influência das cores em nossa saúde.

O estilo de vida do ser humano mudou vertiginosamente nos últimos cem anos devido a avanços na tecnologia como por exemplo o uso da eletricidade. Porém nosso cérebro não foi capaz de se adaptar tão rapidamente a todas essas mudanças e muito do nosso comportamento ainda reflete o estilo de vida de centenas de anos atrás. É sabido por exemplo que a exposição à luz branca ao final do dia diminui a qualidade do sono e que é recomendado o uso de luzes quentes/amareladas nessas horas finais para garantir uma noite tranquila. Esse é um bom exemplo do cuidado de recriar o ambiente natural em um cenário moderno, como o ciclo diário da luz do sol.

Da mesma forma, algumas vertentes sugerem que cada espectro de luz gera um efeito diferente em nós, por exemplo a luz vermelha age como estimulante para afastar desânimo e depressão ou a luz azul para trazer serenidade e paciência. Podemos aplicar esse conhecimento de diversas formas, desde a escolha da tinta que será utilizada na parede de um cômodo até luzes com coloração especial.

Se você se interessa como nós na abordagem integrativa da saúde não se esqueça de curtir a nossa página e acompanhar o trabalho do Instituto Ortomolecular, mantendo a saúde em equilíbrio.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.