Cuidados com a postura ao longo do dia

Sabemos que dores na região lombar, nas costas e na cervical são extremamente comuns nos dias atuais. Mas afinal, porque isso acontece? Com o passar dos anos, fomos cada vez mais influenciados pelo estímulo visual vindo de aparelhos eletrônicos como os computadores e celulares. As horas que passamos sentados de forma incorreta no trabalho ou no sofá de casa e o deslocamento da cervical à frente para a visualização das telas são fatores cruciais para o surgimento de dores.

A maioria das telas com que temos contato encontra-se abaixo da nossa zona de visão. A posição adotada para utilizar os notebooks sobrecarrega consideravelmente a região cervical e lombar. No caso do celular, geralmente o seguramos à frente da região do tórax e flexionamos a cabeça para utilizá-lo, quando o ideal seria suspendê-lo a linha dos olhos e manter a cervical alinhada. Assistir televisão deitado, por exemplo, causa uma distorção da região do pescoço que ao longo do tempo pode levar ao surgimento de hérnias de disco.

Para corrigir esses desvios da postura ideal, é importante otimizar cada tarefa do dia a fim de manter a coluna alinhada. Na hora de dormir o correto é deitar-se de lado, com um travesseiro firme que sustente a cabeça na mesma direção do corpo e com outro entre as pernas, que proporcione o alinhamento lombar. Para utilizar o computador é imprescindível a presença de um suporte inferior que levante a tela na altura dos nossos olhos. No caso dos notebooks, a elevação da parte traseira em 30º já é o suficiente para ajustar o teclado.

Pessoas que trabalham sentadas devem atentar-se ainda mais à qualidade da postura e realizar alguns alongamentos no decorrer do dia. A cadeira de trabalho deve possuir um encosto adequado à curvatura da coluna e permitir que as solas dos pés toquem o chão por completo. Por fim, o descanso de braço deve permanecer na altura do cotovelo com o pulso em uma direção neutra.

Todas essas dicas podem ser colocadas em prática com o auxílio de um profissional da área, o qual pode esclarecer quais são os músculos que podem estar influenciando negativamente na postura e auxiliar no alívio de dores.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.