Dicas de alimentação para quem tem pedras nos rins

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins, é uma condição marcada pela presença de pequenas formações solidificadas que causam dor e atrapalham o canal urinário. Os rins são responsáveis por filtrar as substâncias que vão para a corrente sanguínea e eliminar as que não tem utilidade pelo sistema urinário, entretanto, quando não há líquidos suficientes ele pode reter alguns desses elementos, normalmente compostos por cálcio, ácido úrico ou oxalato, que se cristalizam formando as pedrinhas que conhecemos.

A maior parte das pedras nos rins podem ser eliminadas com a junção de bons hábitos alimentares. Hoje vamos dar dicas de alimentação para você conseguir eliminar as pedras nos rins ou, em cenário ideal, trabalhar pela prevenção.

É importante salientar que o paciente com cálculo renal deve beber a quantidade de água indicada por dia, só assim o tratamento será efetivo. Portanto, se quer eliminar as pedras nos rins busque tomar de 2 litros a 2,5 litros de água diariamente. Essa quantidade pode variar de acordo com cada organismo. Caso não consiga ingerir essa quantidade de água pura, pode tomá-la com algo que goste, como limão ou chá, desde que se atente a não colocar açúcar nas bebidas.

Agora vamos listar os alimentos que auxiliam o rim:

  • Maçã;
  • Cereja;
  • Melancia;
  • Uva roxa ou vermelha;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Limão;
  • Semente de abóbora;
  • Vinagre de Maçã;
  • Couve.

No geral, se você optar por uma alimentação mais natural, evitar alimentos processados ou ultra processados e ingerir água suficiente, seu organismo não acumulará pedras nos rins. Abaixo vamos trabalhar a prevenção e alertar sobre algumas comidas a serem evitadas. A série de alimentos que não são indicados para pessoas com cálculo renal consumirem mudam de acordo com a formação dos cristais, porém no geral é preciso evitar:

  • Alimentos ricos em oxalato, como: Alho Poró, beterraba, espinafre, batata-doce, carambola, pimenta, chocolate, chá preto, tofu, castanhas e nozes.
  • Alimentos ricos em ácido úrico, como: Aspargos, couve flor, cogumelos, sardinha, sorvetes, frituras, óleos, feijão, ervilhas e bebidas alcoólicas.
  • Excesso de sal: O paciente deve minimizar o consumo de sódio.

Como podemos ver, vários desses alimentos seriam considerados saudáveis em uma dieta normal, mas devido às condições específicas das formações das pedras, podem ser prejudiciais à recuperação da saúde dos rins.

O cálculo renal, infelizmente, é uma condição comum dentre a população brasileira, todavia existem várias formas disponíveis de tratamento e estudos que verificam maneiras eficazes de eliminação das pedras. A pessoa mais preparada para indicar quais ações você deve tomar é, sem dúvidas, o médico. Para aumentar as chances de tratamento sem intervenção cirúrgica é preciso seguir as prescrições e recomendações fornecidas por ele. Vale destacar a importância da busca por mudanças de hábitos alimentares e o aumento da ingestão de líquidos, tendo ou não pedras nos rins! Essa postura irá auxiliar sua saúde como um todo.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.