Pessoas que não abrem mão de uma salada farta nas refeições ou de consumir frutas todos os dias, geralmente apresentam uma maior preocupação com seu estado de saúde e nutrição, entretanto são necessários cuidados, muitas vezes negligenciados, para que a ingestão desses alimentos seja considerada segura.
A higienização de alimentos in natura, na tentativa de reduzir os riscos do desenvolvimento de patologias, se faz necessária por dois principais motivos. O primeiro está relacionado à possível contaminação por ovos e larvas de parasitas, que ao entrarem no nosso organismo podem causar doenças bastante esclarecidas na literatura, com prejuízos relevantes à saúde como a Ascaridíase ou infecções intestinais por Escherichia coli. Em segundo lugar, porque a higienização correta dos alimentos pode reduzir consideravelmente a concentração de agrotóxicos, evitando a intoxicação alimentar por substâncias nocivas e até mesmo doenças mais graves relacionadas à recorrência dessa ingestão como o câncer.
Sabemos que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e que essa utilização vem aumentando de forma assustadora. Em 2010 foram vendidos cerca de 350 mil toneladas de agrotóxicos, já em 2018, foram utilizados cerca de 500 mil toneladas desses produtos nas lavouras, um crescimento que ameaça a saúde não somente dos brasileiros, mas de todos os países para os quais o Brasil exporta.
Os agrotóxicos são frequentemente avaliados por órgãos fiscalizadores que proíbem ou liberam o seu uso. Desde 2016, 12 princípios ativos utilizados na produção desses pesticidas foram proibidos pela ANVISA, mas em contrapartida só em 2019 já foram registrados quase 170 novos produtos da categoria.
Ao adquirir alimentos cada vez mais carregados de substâncias tóxicas, a população tem voltado suas escolhas para os orgânicos, embora o valor de custo ainda seja inacessível para boa parte das pessoas. Tanto para esse tipo de alimento, quanto para os não-orgânicos é necessário realizar a limpeza com hipoclorito de sódio, visando a segurança no seu consumo. No caso de alimentos que não tenham recebido pesticidas durante o plantio, essa limpeza se restringe apenas a retirada de possíveis ovos e larvas de parasitas intestinais.
Diferente do que pensávamos, o processo de limpeza não deve iniciar logo após a compra. A temperatura ambiente na qual os vegetais se encontram promove o fenômeno conhecido como Uptake, uma absorção aumentada da água da lavagem, que pode fazer com que as substâncias que estejam na casca penetrem no alimento. É necessária uma refrigeração de no mínimo 2 horas para só então começar a higienização.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachussets em 2017, afirma que para retirar a camada externa de agrotóxicos dos alimentos, basta emergi-los em uma solução de água e bicarbonato de sódio (10mg/mL) durante 15 minutos. Em seguida, basta lavar em água corrente. Apesar de ser uma prática recomendada para não-orgânicos, é importante lembrar que a higienização com bicarbonato de sódio, descrita na literatura como um método eficaz, não retira totalmente os agrotóxicos dos alimentos in natura, tendo em vista que durante o plantio 4 a 20% desses produtos penetram pela casca.
O segundo processo visa eliminar a contaminação por parasitas. Para isso é necessário emergir os alimentos em uma solução de água e hipoclorito de sódio durante 10 minutos, igualmente seguido de enxague. Para cada litro de água é necessário 1 colher de sopa do produto. Outra dica interessante é que os alimentos não devem ser armazenados úmidos, pois isso reduzirá sua durabilidade. É indispensável deixá-los secar sobre um pano limpo em temperatura ambiente, para só então guardar.
Algumas pessoas fazem uso de produtos como o Vinagre e até mesmo o Detergente para a limpeza de alimentos. Além de não ter propriedades bactericidas ou fungicidas segundo a ANVISA, o Vinagre pode reduzir a durabilidade de verduras como o alface, couve e o agrião, já que a tendência é que esses alimentos murchem ao entrar em contato com o Vinagre, que apresenta um baixo pH. O Detergente, também considerado impróprio, tem a capacidade de remover a oleosidade natural de frutas e aumentar a permeabilidade da casca, fazendo com que apodreçam rapidamente, mesmo na geladeira.
O consumo de alimentos naturais promove nutrientes essenciais à nossa saúde. Seguir as recomendações de limpeza é a melhor maneira de garantir o proveito de todos os benefícios que as frutas, legumes e hortaliças podem oferecer.