Imagine acordar todos os dias com o nascer do sol e adormecer quando ele se põe. Os alimentos são todos frescos e preparado por você mesmo ou por alguém muito próximo a você. Esse é um mundo onde também você não tem nenhuma forma de comunicação a distância. Os acontecimentos do dia limitam-se às suas experiências e das pessoas que você tiver a oportunidade de se encontrar pessoalmente.
A menos que você faça parte de uma tribo indígena remota, o seu dia com certeza não se parece nada com o acima. Porém o difícil de imaginar é que a maior parte da história da humanidade foi escrita dessa maneira e até hoje carregamos características físicas e psicológicas coerentes com essa época. Nós não estamos mais condicionados ao ciclo do sol graças à eletricidade. Podemos viver por meio de filmes ou notícias situações de amor, revolta, adrenalina ou introspecção do conforto do nosso lar e ainda pedir que a comida venha até nós com um aplicativo em nosso celular. Mas nosso cérebro ainda está condicionado àquela realidade de sobrevivência que não existe mais.
Entender essa linha do tempo é importante para poder refletir sobre nossos hábitos modernos e como eles nos afetam. A qualidade do sono é um grande indicador da saúde do nosso corpo e o primeiro alvo para trabalhar em situações de desequilíbrio. Você vai agora aprender dicas fáceis de pôr em prática para melhorar consideravelmente a qualidade do seu sono:
– Otimize o seu quarto para dormir. Busque bloquear ao máximo a luz durante o sono e criar um ambiente silencioso. Se você tiver problemas de barulho na vizinhança, tampões de ouvido podem ser uma solução.
– Diminua o ritmo nas últimas horas do dia. Evite a exposição de estímulos externos como filmes e noticiários e foque nessas últimas horas em exercer atividades leves e introspectivas.
– Chá de camomila ou maracujá. Ambos atuam em neurotransmissores do sono por meio da passiflora.
– Nada de eletrônicos. A luz azul emitida pela tela de celulares e televisão inibe a produção de melatonina. Se o seu uso for inevitável, há formas de amarelar a tela e diminuir o seu brilho.
– Respeite sua rotina. Seu relógio biológico precisa ser treinado para poder comandar seu sistema ao longo do dia. Busque acordar e dormir todos os dias no mesmo horário e pelo mesmo número de horas. Por mais difícil que seja, 8 horas de sono ainda é a indicação base para o bom funcionamento do seu corpo.