Dicas para uma boa noite de sono

Imagine acordar todos os dias com o nascer do sol e adormecer quando ele se põe. Os alimentos são todos frescos e preparado por você mesmo ou por alguém muito próximo a você. Esse é um mundo onde também você não tem nenhuma forma de comunicação a distância. Os acontecimentos do dia limitam-se às suas experiências e das pessoas que você tiver a oportunidade de se encontrar pessoalmente.

A menos que você faça parte de uma tribo indígena remota, o seu dia com certeza não se parece nada com o acima. Porém o difícil de imaginar é que a maior parte da história da humanidade foi escrita dessa maneira e até hoje carregamos características físicas e psicológicas coerentes com essa época. Nós não estamos mais condicionados ao ciclo do sol graças à eletricidade. Podemos viver por meio de filmes ou notícias situações de amor, revolta, adrenalina ou introspecção do conforto do nosso lar e ainda pedir que a comida venha até nós com um aplicativo em nosso celular. Mas nosso cérebro ainda está condicionado àquela realidade de sobrevivência que não existe mais.

Entender essa linha do tempo é importante para poder refletir sobre nossos hábitos modernos e como eles nos afetam. A qualidade do sono é um grande indicador da saúde do nosso corpo e o primeiro alvo para trabalhar em situações de desequilíbrio. Você vai agora aprender dicas fáceis de pôr em prática para melhorar consideravelmente a qualidade do seu sono:

– Otimize o seu quarto para dormir. Busque bloquear ao máximo a luz durante o sono e criar um ambiente silencioso. Se você tiver problemas de barulho na vizinhança, tampões de ouvido podem ser uma solução.

– Diminua o ritmo nas últimas horas do dia. Evite a exposição de estímulos externos como filmes e noticiários e foque nessas últimas horas em exercer atividades leves e introspectivas.

– Chá de camomila ou maracujá. Ambos atuam em neurotransmissores do sono por meio da passiflora.

– Nada de eletrônicos. A luz azul emitida pela tela de celulares e televisão inibe a produção de melatonina. Se o seu uso for inevitável, há formas de amarelar a tela e diminuir o seu brilho.

– Respeite sua rotina. Seu relógio biológico precisa ser treinado para poder comandar seu sistema ao longo do dia. Busque acordar e dormir todos os dias no mesmo horário e pelo mesmo número de horas. Por mais difícil que seja, 8 horas de sono ainda é a indicação base para o bom funcionamento do seu corpo.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.