A sigla EFT vem do inglês “Emotional Freedom Technique” e consiste de um conjunto de práticas com origem em conhecimentos da Acupuntura, Meditação e Programação Neuro Linguística. O EFT é geralmente considerado uma versão simplificada do TFT, “Thought Field Therapy”, porém ambas contemplam a mesma técnica: Estímulo ritmado com as pontas dos dedos batendo em localizações específicas do corpo, ao mesmo tempo que se mentaliza a emoção ou conflito que busca ser trabalhado.
Os adeptos dessa técnica relatam que os mesmos “meridianos” da acupuntura podem ser estimulados com apenas a ponta dos dedos e que a vocalização do conflito ou emoção a ser trabalhado, ao estimular esses pontos, trazem benefícios para o praticante. Alguns terapeutas trabalham também com a repetição de frases específicas baseado em conhecimentos da Programação Neuro Linguística. É importante ressaltar que a eficácia dessa técnica é contestada no meio acadêmico. Diversos estudos concluem sua efetividade como sendo igual a de um efeito placebo e o criador da técnica mãe TFT, Roger Callahan, é desacreditado no meio acadêmico por não seguir um método científico apropriado ao embasar seus estudos.
Nós do Instituto Ortomolecular seguimos a linha de que o EFT pode ser utilizado como uma técnica de introspecção e complementar à meditação diária. Porém gostaríamos da opinião de vocês leitores: Vocês acreditam na validade do EFT? Acham plausível o uso dessa técnica para controle de ansiedade e distúrbios psicológicos? Deixe sua opinião nos comentários.