Esse simples hábito poderia prevenir 3 milhões de casos de doenças degenerativas

A água é uma substância essencial para que exista a vida, e para os seres humanos representa uma fonte de vitalidade e saúde. Um bebê recém nascido possui aproximadamente 75% de todo o seu peso em água, e mesmo as pessoas idosas possuem a maior porcentagem de peso nessa substância, cerca de 55%. É um fato de conhecimento geral, entre especialistas e pessoas comuns, que para que uma pessoa possa gozar de plena saúde ela deve manter uma boa hidratação diária e evitar perda ou privação de líquidos ao longo do dia.

Porém, os benefícios de se manter constantemente hidratado vão muito além dos de conhecimento comum: uma pesquisa publicada no periódico científico norte-americano  Journal of Clinical Investigation mostra que cerca de 3 milhões de pessoas nos EUA podem evitar o desenvolvimento de doenças degenerativas apenas melhorando sua hidratação ao longo da vida, o que é uma descoberta impressionante. Os pesquisadores chegaram a tal conclusão realizando testes em laboratórios com ratos e também desenvolvendo pesquisas clínicas com seres humanos. Ao submeter os ratos a situações de escassez de água e ao analisar pessoas com baixa hidratação foram observadas mudanças no organismo, como mecanismo de defesa à sede, e alterações químicas e hormonais prejudiciais a saúde. Os especialistas chegaram à conclusão de que mesmo pequenas mudanças na hidratação afetam a saúde, e declararam que “Nós fornecemos evidências de estudos com ratos e humanos que a manutenção da hidratação ideal durante a vida de uma pessoa fornece proteção contra o desenvolvimento de distúrbios crônicos dependentes da idade”.

Ingerir pouca água provoca envelhecimento precoce e doenças

Nos estudos realizados, primeiramente observou-se a diferença entre um grupo de ratos hidratados corretamente e um grupo de ratos com hidratação reduzida. O primeiro grupo viveu normalmente enquanto o grupo com menos água desenvolveu um quadro de desidratação crônica leve que fez com que os animais possuíssem quadros inflamatórios, coagulação leve, alterações metabólicas e expectativa de vida reduzida apresentando envelhecimento precoce. Na segunda parte do estudo mais de 15.000 adultos voluntários tiveram amostras coletadas e analisadas para que os pesquisadores pudessem medir o grau de hidratação e/ou desidratação de cada um a partir da concentração sérica de sódio. Quanto maior a concentração dessa substancia no organismo maior o grau de desidratação, e nos indivíduos com concentração elevada do sódio demonstraram fatores de risco semelhantes aos observados nos ratos: coagulação sanguínea irregular, inflamação, envelhecimento precoce e maior predisposição ao desenvolvimento de doenças degenerativas relacionadas a idade. 

A desidratação nos seres humanos pôde ser observada como causadora direta de doenças degenerativas com problemas cognitivos, demências, problemas cardíacos, problemas pulmonares crônicos e também ao surgimento de pressão alta e diabetes. Devido a esses fatos os pesquisadores alertam sobre o quanto se faz necessário manter uma boa hidratação ao longo da vida e também sobre a necessidade de se realizar exames médicos para medir os teores de água e sódio no sangue a fim de mantê-los sempre equilibrados e regulares.

Como manter uma boa hidratação diária

Como a pesquisa revelou, o habito simples de beber água pode prevenir que milhões de pessoas desenvolvam doenças neurodegenerativas e outras doenças relacionadas a desidratação ao longo da vida. Porém, para aqueles que desejam manter uma hidratação equilibrada é fundamental saber que a quantidade de água ingerida varia de pessoa para pessoa pois depende dos aspectos físicos individuais, condições de esforço físico ou não, nutrição, estado de saúde e ambiente. Por isso, a primeira dica, e a mais importante, é procurar um médico que possa analisar e avaliar todos seus aspectos para determinar a medida ideal de hidratação para que você possa desfrutar de uma saúde plena.

Além disso, outra dica excelente está na observação da urina. Se você urina poucas vezes ao dia, ou nenhuma vez, tem uma urina com cheiro forte e cor amarelo escuro/laranja e sente calor ou dor ao urinar você pode estar em um quadro grave de desidratação e pode estar desenvolvendo outras doenças associadas a isso, por isso é necessário procurar um médico. Já se você urina moderadamente e a cor do fluido é amarelo claro, com pouco ou nenhum ardor, isso pode indicar um quadro de desidratação moderado ou leve, o que indica que você deve aumentar o seu consumo diário de água e líquidos. Por fim, se você urina várias vezes ao dia e o fluido é amarelo bem claro ou cristalino com pouquíssimo ou nenhum ardor isso indica que seu organismo está perfeitamente hidratado. 

Manter o balanço hídrico do corpo é fundamental para uma vida longa e saudável, por isso é muito importante que, ao sentir sede você beba água. Além disso, em climas quentes e secos ou durante atividades físicas e viagens é muito importante não se esquecer de se manter constantemente hidratado, e, para aqueles que se esquecem de beber água, uma ótima dica é estar sempre com uma garrafinha na mão como lembrete de hidratação.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.