O iodo é um mineral necessário para o funcionamento da tireóide, que por sua vez é um importante regulador do ritmo do seu metabolismo. Com quantidade equilibradas do iodo sua tireóide irá produzir dois hormônios importantes, o T3 e o T4. Eles são reguladores do ritmo do seu metabolismo e percorrem o corpo todo pela corrente sanguínea. Qualquer desequilíbrio afeta diversos órgãos do corpo, como o intestino, coração, cérebro, aparelho reprodutor além de músculos e ossos.
O hipotireoidismo é a condição dada pela falta de produção desses hormônios pela tireóide. Essa condição apresenta alguns sintomas como:
►Aumento da glândula (Bócio)
►Fadiga
►Depressão
►Queda de cabelo
►Ganho de peso
►Constipação
►Intolerância ao frio
Contudo, o hipotireoidismo pode ser causado tanto pela falta como pelo excesso de Iodo no corpo. Segundo o National Institute of Health a quantidade ideal de iodo é de 150 microgramas para homens e mulheres com mais de 19 anos, 220 para gestantes e 290 para mulheres que estão amamentando.
Assim você irá encontrar essa quantidade principalmente em:
►Algas marinhas
►Frutos do mar
►Leite e derivados
►Sal de cozinha
►Bacalhau Assado
►Carnes
Para você saber como anda sua tireoide, é necessário procurar um endocrinologista, ele irá solicitar exames específicos para fazer o diagnóstico. Além de avaliar a função da glândula, podem ser realizados exames de imagem e biópsia para se ter um diagnóstico mais preciso.
Portanto, tanto a deficiência quanto o excesso de iodo estão relacionados a problemas de saúde. O acompanhamento dos níveis de iodo no corpo é essencial para dosar corretamente o consumo de carnes, peixes, leite e derivados e principalmente o uso de sal de cozinha.