Magnésio

O magnésio é o quarto elemento mais abundante no corpo humano, um dos sete minerais essenciais sem os quais não se pode viver. É importante para o pleno funcionamento do corpo, especialmente do coração, dos rins e dos músculos. Como também é necessário para a ativação da vitamina D, a deficiência de magnésio no organismo pode dificultar a capacidade de conversão da vitamina D resultante da exposição ao sol e mesmo a proveniente de suplementação.

As doses diárias recomendadas para o magnésio são baseadas na idade e sexo, sendo alteradas também durante a gravidez. O número de pessoas que sofrem de deficiência aumenta com o envelhecimento da população, já que os idosos tendem a consumir menos e não absorvem eficientemente o magnésio ingerido. É importante destacar também o papel do magnésio para controlar os níveis de ansiedade e estresse, além de sua deficiência potencialmente desencadear e agravar quadros de depressão.

Então, para manter seu coração, rins, ossos e músculos saudáveis e fortes, o consumo de alimentos processados deve ser evitado, substituindo-os, sempre que possível, por alimentos ricos em magnésio, como espinafre, acelga, brócolis, beterraba, mamão, abacate, sementes e nozes, por exemplo. 

É perfeitamente possível manter seu corpo e mente saudáveis com algumas pequenas alterações em nossos hábitos alimentares, além de sempre consultar um médico e realizar exames de rotina e prevenção para verificar os níveis de magnésio em seu organismo, evitando os problemas de saúde causados pela deficiência deste importante mineral.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.