O magnésio é o quarto elemento mais abundante no corpo humano, um dos sete minerais essenciais sem os quais não se pode viver. É importante para o pleno funcionamento do corpo, especialmente do coração, dos rins e dos músculos. Como também é necessário para a ativação da vitamina D, a deficiência de magnésio no organismo pode dificultar a capacidade de conversão da vitamina D resultante da exposição ao sol e mesmo a proveniente de suplementação.
As doses diárias recomendadas para o magnésio são baseadas na idade e sexo, sendo alteradas também durante a gravidez. O número de pessoas que sofrem de deficiência aumenta com o envelhecimento da população, já que os idosos tendem a consumir menos e não absorvem eficientemente o magnésio ingerido. É importante destacar também o papel do magnésio para controlar os níveis de ansiedade e estresse, além de sua deficiência potencialmente desencadear e agravar quadros de depressão.
Então, para manter seu coração, rins, ossos e músculos saudáveis e fortes, o consumo de alimentos processados deve ser evitado, substituindo-os, sempre que possível, por alimentos ricos em magnésio, como espinafre, acelga, brócolis, beterraba, mamão, abacate, sementes e nozes, por exemplo.
É perfeitamente possível manter seu corpo e mente saudáveis com algumas pequenas alterações em nossos hábitos alimentares, além de sempre consultar um médico e realizar exames de rotina e prevenção para verificar os níveis de magnésio em seu organismo, evitando os problemas de saúde causados pela deficiência deste importante mineral.