Nardo: A planta que há séculos perfuma e promove a saúde

Botanicamente conhecido como Nardostachys jatamansi, o Nardo é uma planta de características aromáticas da família Valerianaceae, originária do Nepal, China e Índia. Dependendo da região pode receber diferentes nomes, entre eles Espicanardo ou Nardo Indiano. Com ciclos perenes e preferência por regiões montanhosas, de solo rico e úmido, o Nardo pode atingir de 10 cm a 60 cm de altura. Suas flores rosadas, comumente empregadas na ornamentação de ambientes, apresentam-se em formato de sino, entretanto a parte mais explorada da planta são suas raízes, de onde é extraído seu óleo essencial.

O início da utilização do Nardo é até o momento incerto, porém há registros que mostram que ele sempre foi uma planta valorizada comercialmente, principalmente na forma de óleo essencial na fabricação de perfumes e incensos pelos povos antigos. Também tem significados especiais para os cristãos e nas práticas Ayurvédicas.

O Nardo é uma das plantas mais citadas na Bíblia e por esse motivo até os dias de hoje seu óleo essencial é utilizado para unções. Em uma das passagens mais conhecidas relacionadas ao Nardo, João 12:3, Maria, Irmã de Lázaro, derrama sobre os pés de Jesus um frasco com óleo de puro nardo, extremamente caro, e em seguida enxuga com seus cabelos. A história que remete a devoção de Maria é interpretada nos dias atuais como uma forma de entrega, em que a mulher buscava oferecer o seu melhor na presença de Jesus.

Atualmente o óleo essencial de Nardo tem sido mais utilizado nos tratamentos de Aromaterapia. Em um dos livros mais conhecidos da área publicado em 1996, Aromatherapy for Healing the Spirit, de Gabriel Mojay, o Nardo é indicado para o que o autor descreve como feridas emocionais, colaborando no restabelecimento do ânimo e da coragem. Acredita-se que a vaporização de algumas gotas traga alívio da ansiedade, estresse e insônia, promovendo o equilíbrio mental. Quando aplicado diretamente por meio de massagens, o aroma do Nardo promove conforto e relaxamento, purificando e rejuvenescendo a pele. Com notas amadeiradas, quentes, doces e ligeiramente condimentadas, que remetem ao Almíscar, o perfume atua na melhora do humor e na sensação de bem estar.

Além de atuar na saúde mental, o Óleo Essencial de Nardo possui diversos benefícios à saúde. Rico em acetato de borneíla, valerianato de isoborneíla, borneol, álcool patchuli, valerianato de terpenila, alfa- e beta-patchuleno, d-nardostachona, aromadendrina, alfa-cadineno e vatarona, é extremamente eficaz na assepsia de feridas por suas propriedades bactericidas e fungicidas. Nos tratamentos de pele relacionados à dermatite e psoríase, a aplicação direta do óleo essencial diariamente tem mostrado resultados satisfatórios. Apresenta potencial anti-inflamatório e analgésico, sendo assim, pode ser utilizado como coadjuvante nos tratamentos de enxaqueca, artrite, reumatismo e dores musculares variadas através de massagens no local, até que seja notada a absorção pela pele.

A vaporização do Óleo de Nardo tem efeito antitérmico e levemente sedativo, eficiente nos casos de infecções virais e resfriados em que os sintomas impedem uma boa noite de sono. No vaporizador elétrico, 3 a 5 gotas de óleo essencial concentrado são o suficiente para cerca de 10 horas de funcionamento. 

Quando associado à homeopatia, o óleo essencial pode favorecer respostas imunológicas e agilizar a cura de doenças. Se for empregado com frequência, o Óleo de Nardo pode atuar inclusive como um tônico fortalecendo os sistemas cardíaco e o nervoso.

Os efeitos colaterais do Óleo Essencial de Nardo são raros, entretanto a maior parte dos casos envolve irritações cutâneas, susceptíveis a qualquer pessoa que tenha alergia a esse tipo de planta. Sendo assim, antes de realizar a aplicação tópica, é fundamental que seja realizado um teste de sensibilidade em uma pequena área da nuca ou do pulso, aguardando cerca de 30 minutos e avaliando o surgimento de manchas avermelhadas ou erupções. O ideal é que seja feita uma diluição de cerca de 3 gotas do Óleo Essencial em 1 colher de café de Óleo de Coco extra virgem para aplicação direta, principalmente para utilização em crianças. Gestantes e lactantes não devem utilizar o Óleo de Nardo sem recomendação médica.

Seguindo as orientações e os cuidados, o Óleo Essencial de Nardo pode ser um grande aliado, auxiliando na manutenção da saúde física e mental.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.