O açúcar é uma das substâncias mais nocivas e viciantes que você pode consumir, pois está associado a várias doenças metabólicas, além de ser encontrado em quase tudo que comemos atualmente. Cerca de 75% dos alimentos embalados vendidos nos supermercados contêm adição de açúcar. Está presente até mesmo nas papinhas para bebês, expondo as crianças a vários problemas de saúde em uma idade muito jovem.
Quando comemos alimentos açucarados, o centro de recompensa do cérebro é estimulado por elevados níveis de dopamina, um neurotransmissor que desempenha um papel na percepção do prazer. Como comer açúcar traz sensação de bem estar, tendemos a consumí-lo com frequência, prejudicando cada vez mais nossa saúde. Consumindo quantidades excessivas de açúcar regularmente, os sinais de dopamina do corpo se tornam mais fracos e então se desenvolve tolerância – o que faz com que se coma cada vez mais açúcar para obter o mesmo nível de recompensa, eventualmente resultando em dependência de açúcar.
Para se ter ideia do quão prejudicial é essa substância, o consumo excessivo de açúcar está associado a problemas metabólicos crônicos, como diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardíacas. Algumas dicas simples para manter a boa saúde:
- Limite sua ingestão de açúcar;
- Aumente seu consumo de gorduras saudáveis;
- Adicione alimentos fermentados em sua dieta;
- Beba sempre bastante água.
Além das recomendações mencionadas acima, é importante exercitar-se diariamente, dormir o suficiente e diminuir os níveis de estresse. Essas estratégias podem ajudar a minimizar os efeitos do açúcar e melhoram a saúde física e mental como um todo.