O poder do Inhame

O inhame é um tubérculo muito nutritivo e bastante consumido no Brasil, em especial nas regiões nordeste e sudeste do país. Serve como base da alimentação de diversos países das Américas, África e Ásia, dada a sua grande contribuição para a saúde, sendo uma ótima fonte de carboidrato e nutrientes. É conhecido por ser um alimento extremamente versátil, podendo ser utilizado em receitas doces ou salgadas e até mesmo em sucos e caldos. São diversos os benefícios, dos quais podemos citar:

– Ajuda no emagrecimento;

– Combate à prisão de ventre;

– Aumento da massa muscular;

– Controle da quantidade de açúcar no sangue;

– Fortalecimento do sistema imunológico;

– Prevenção de doenças cardiovasculares;

– Melhora dos sintomas típicos da menopausa e da TPM;

– Contribui com a prevenção do câncer;

– Melhora a saúde do cabelo e da pele;

– Aumenta a fertilidade;

– Protege e melhora a qualidade da visão.

Cada 100 g de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos. Encontramos também proteína, fibras e uma quantidade insignificante de gordura. Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Eles apresentam um pouco de vitamina A e betacaroteno, quantidades significativas de vitamina C e são ricos em vitaminas do complexo B. Com relação aos minerais, possuem potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. Tudo isso resulta num alimento amigo da saúde e parceiro até mesmo para combater os efeitos do envelhecimento, enquanto importante antioxidante.

Como todo alimento, pessoas que têm alergia ao inhame devem evitá-lo. Além disso, comer em grandes quantidades também não é recomendado. No geral, porém, o inhame não possui contraindicações. É válido somente que mulheres grávidas consultem seu ginecologista para saber se a interferência do tubérculo na regulação hormonal pode afetar de alguma maneira a saúde do bebê ou o andamento da gestação.

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Whatsapp
Whatsapp
Autor

Instituto Ortomolecular

Um pensamento em “O poder do Inhame

  1. Iara em 31/05/2019 as 13:16 Responder

    Amei a matéria sobre inhame

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.