O que é a “Ressaca”? Efeitos do álcool em seu corpo.

A chamada “Ressaca” é um conjunto de sintomas ativados após o consumo excessivo de álcool. O que muitas pessoas não sabem é o que de fato acontece no organismo e quais medidas nós podemos adotar para evitar esses sintomas além de, você sabe, não beber! 🤷‍♂️

Então primeiro vamos ao óbvio, quais alguns dos sintomas ativados após o consumo excessivo de álcool?

– Sede
– Dores de Cabeça
– Náusea
– Tontura
– Em casos extremos, até tremores.

E quais os mecanismos metabólicos ativados durante e após o consumo de álcool que levam a esses sintomas?

– Ação diurética: responsável pela sensação de sede e tontura.
– Redução dos níveis de açúcar no sangue: causando fadiga e em casos extremos, até tremores.
– Disrupção do ciclo de sono: Embora o álcool possa causar sonolência, estudos apontam para uma queda na qualidade do sono, atrapalhando o ciclo circadiano.
– Desarranjo do aparelho digestivo: Excesso de suco gástrico somado ao descompasso da digestão são responsáveis por náuseas e até dores abdominais.

E o que podemos fazer para aliviar a ressaca ou até preveni-la? (Além de, é claro, evitar o consumo de álcool em demasia)

– Beba muita água! Você já aprendeu como a desidratação é um mecanismo chave nesse processo. Intercale as bebidas alcoólicas com copos d’água, beba mais um pouco antes de dormir e lembre-se dela ao acordar.
– Chá de gengibre. Já falamos desse super alimento aqui na página. O gengibre pode te ajudar a normalizar o sistema gástrico.
– Alimentação balanceada. Esqueça essa história de que “hambúrguer é santo remédio de bêbado” ou que “Refrigerante ajuda na ressaca”. Alimentos saudáveis é tudo que o teu corpo mais quer para funcionar perfeitamente. Esse afirmação só é ressaltada se você adicionar o elemento da “intoxicação voluntária com perda de nutrientes” 😉

Compartilhar esse arquivo
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Autor

Instituto Ortomolecular

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados são obrigatórios.