Quem nunca viu uma criança brincar de hipnose com um relógio, proclamando ordens ao movimentá-lo como um pêndulo? A famosa cena perpetuada na imaginação popular pode não estar tão longe da ficção. Embora tenha reputação manchada por conta de charlatões, a hipnose já conta com extenso histórico de pesquisas e inclusive experiências no âmbito médico (assunto este que merece um conteúdo a parte).
Porém o post de hoje dedica-se ao âmbito da hipnose mais curioso, incrível ou tão espetacular que é até difícil de acreditar. Prepare-se e tire suas próprias conclusões… Conheça agora histórias curiosas de pessoas que dizem ter vivenciado experiências hipnóticas dignas de cinema!
1 – Gostaria de Hipnose para sua azia?
Em 1899 um caso curioso surpreendeu os médicos de uma universidade austríaca. Uma paciente chegou ao grupo depois de inúmeras tentativas de cura de seu terrível problema estomacal. A mulher sofria de ânsia de vômito constante, não conseguindo alimentar-se regularmente.
Frente desse problema, um dos médicos sugeriu uma abordagem diferente: Tentar suprimir os vômitos por meio da Hipnose. De primeira o grupo não foi bem sucedido ao induzir nas sessões que simplesmente a paciente não vomitasse depois de comer. Foi depois da segunda inteligente solução que finalmente a paciente conseguiu curar sua ânsia constante: ela foi induzida a sempre esquecer da refeição que acabara de tomar!
2 – Casei, e agora??
Essa até parece história de um amor arrependido. Em 1897, a jovem Miss Mary Whitman casou-se com B.M. Main no que parecia ser um caso de amor fulminante… talvez até demais. O problema é que a jovem acabara de conhecer o homem no mesmo dia do casamento e não conseguia se recordar de nada da cerimônia. Para piorar a situação, ela estava noiva de outro homem e B.M. Main já era conhecido por ser um hipnotista profissional! Foi só ligar os pontos e Main foi preso no dia seguinte sob acusação da jovem e de sua família.
3 – Proibido na televisão
Você provavelmente nunca verá uma sessão de hipnose na TV… pelo menos na BBC britânica. A origem dessa proibição é controversa mas a versão proeminente diz que em 1946 o canal fez um experimento entre seus funcionários e algumas pessoas selecionadas para testar a viabilidade de um show de hipnose.
O que ninguém esperava é o quão poderoso seria a reação do público no experimento controlado. Mesmo transmitida pela televisão, os comandos do hipnólogo foram igualmente efetivos e ele foi capaz de comandar parte da platéia a dormir. A direção do canal achou muito perigoso propagar esse tipo de conteúdo e baniu a exibição de qualquer hipnose na íntegra.
4 – Tenho sono pesado, dispenso anestesia.
Em 2008, Alex Lenkei provou suas habilidades como hipnólogo nele mesmo durante uma cirurgia de sua mão. Os médicos mal puderam acreditar que, apesar de intensa, o paciente não precisou de anestesia ao longo de 83 minutos de operação. O feito provou-se especialmente útil já que a recuperação da cirurgia é acelerada quando livre do efeito de anestésicos.
Longe de ser o único registro de feito parecido, a cirurgia de Lenkei foi ao menos bem documentada na mídia tradicional e ajuda a conscientizar a população da existência de tratamentos alternativos como esse. A hipnose é capaz não só de tratar de distúrbios psicológicos, mas também de provocar reações físicas no corpo. O Instituto Ortomolecular considera a hipnose como parte do seu leque de ferramentas na abordagem da saúde de forma integrativa.
Instituto Ortomolecular, Mantendo a saúde em equilíbrio